sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

.virei gringo é notícia!.


Em menos de um mês de vida o .VIREI GRINGO. já é notícia! O blog foi citado em uma matéria publicada em outro blog (!) o da rede social de livros O Livreiro.

A matéria com o título "A volta ao mundo em dez blogs brasileiros" traz também os links e comenta sobre blogs de brasileiros que vivem na Coréia do Sul, Senegal, Timor Leste e Suécia. Vale a pena dar uma conferida.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

.10 NOVAS E ESTRANHAS SENSAÇÕES.

O povo curtiu, deu uma moral e compareceu legal aqui no .VIREI GRINGO., meu novo empreendimento e estratégia de dominação do planeta. Em retribuição segue mais uma série de 10 NOVAS E ESTRANHAS SENSAÇÕES dessa minha nova vida no velho continente. Choque cultural, é nós!

# Aprender a vestir o triplo de roupas na metade do tempo;

# Achar que 2 graus positivos é um calorzinho maneiro;

# Pensar em português, inglês, espanhol, alemão e não conseguir comunicação plena em nenhuma das línguas;

# Tomar água da bica e saber que ela é mais limpa do que 50% das "minerais" vendidas no Rio;

# Tomar banho de banheira na minha própria casa;

# Saber que todos os copos e talheres usados em bares e restaurantes não estão realmente limpos;

# Usar hidratante no corpo para não ficar parecendo o primo do Escamoso;

# Não entender porque as pessoas abrem a janela por 10 minutos "para pegar um arzinho fresco", o que na verdade, significa congelar;

# Andar sempre com um batomzinho de manteiga de cacau no beiço para não ficar com os lábios rachados;

# Viver onde existe a maior quantidade de "gangster com a bochecha rosada" por metro quadrado;


Ah, e para quem não sabe, a foto do cabeçalho do blog é do meu quintal :)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

.têm (várias!) Coca aí na geladeira.

Engana-se quem acha que a cultura dos “refrigerécos” é um privilégio dos brasileiros. Na na ni na não. Aqui na Alemanha também rolam vários produtores paralelos e alternativos às grandes empresas do ramo de refrigerantes. Na real realidade, às vezes, é até difícil encontrar os medalhões Coca-Cola e Pepsi. Muitos mercados e bares apostam pesado nas bebidas locais, seguindo uma tradição que acontece com a cerveja, por exemplo, e priorizam a venda de bebidas que são globalmente desconhecidas mas que fazem muito sucesso em âmbito local. Por isso, viajando por aqui, a graça é experimentar a diversidade de “Colas” disponíveis em cada bairro, cidade e região. Aqui em Nuremberg já tive a sorte de bater de frente com pelo menos três cocas da boa, se liga:


Se você curte a onda “sou negão-sarará criolo” (como eu) uma boa pedida é cair dentro da Afri Cola. O refrigerante tem como grande diferencial o design da garrafa com a forma do vidro simulando um “corpo violão”, inspirado no estereótipo da sensualidade (sexualidade?) africana. A bebida existe desde 1931 (!) é produzida na Alemanha, mas também pode ser encontrada em países como França, Áustria, Arábia Saudita, Suíça e República Checa. Na “naite” uma garrafa com 350 ml da bebida sai por mais ou menos 3 euros, muito bem gastos, diga-se de passagem. A Afri Cola é realmente gostosa!

Politicamente correta, a Premium Cola foi criada em 2001 por um coletivo de fãs da Afri Cola que andavam meio insatisfeitos com os rumos que a marca estava tomando. A Premium é produzida em Hamburg em um sistema semi-artesanal pela galera do coletivo "Interessengruppe Premium". O design aposta numa onda bem minimalista, o rótulo é todo preto, sem logotipo e com apenas algumas informações sobre os ingredientes usados na bebida. A Premium é boa, mas eles exageram um pouquinho no gás e se orgulham de oferecer uma Cola com menos cafeína do que as rivais.

Outra cola que bomba (no melhor estilo molotov!) por aqui é a Clube-Mate Cola. A versão Cola de um refrigerante de mate, bebida bem popular entre a galera anarquista e de esquerda. Garrafas e mais garrafas de Clube-Mate Cola marcam presença garantida nas reuniões dos grupos Antifascista (os chamados “Antifa”) e nos shows de Punk e Hard Core. Com sabor forte a Clube-Mate Cola ataca com um apelo latino, na onda revolución! E avisa no rótulo: “erfrischend und aktiv” (refrescante e ativo), é um refrigerante revolucionário, mas sin perder la ternura jamás!