segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

.têm (várias!) Coca aí na geladeira.

Engana-se quem acha que a cultura dos “refrigerécos” é um privilégio dos brasileiros. Na na ni na não. Aqui na Alemanha também rolam vários produtores paralelos e alternativos às grandes empresas do ramo de refrigerantes. Na real realidade, às vezes, é até difícil encontrar os medalhões Coca-Cola e Pepsi. Muitos mercados e bares apostam pesado nas bebidas locais, seguindo uma tradição que acontece com a cerveja, por exemplo, e priorizam a venda de bebidas que são globalmente desconhecidas mas que fazem muito sucesso em âmbito local. Por isso, viajando por aqui, a graça é experimentar a diversidade de “Colas” disponíveis em cada bairro, cidade e região. Aqui em Nuremberg já tive a sorte de bater de frente com pelo menos três cocas da boa, se liga:


Se você curte a onda “sou negão-sarará criolo” (como eu) uma boa pedida é cair dentro da Afri Cola. O refrigerante tem como grande diferencial o design da garrafa com a forma do vidro simulando um “corpo violão”, inspirado no estereótipo da sensualidade (sexualidade?) africana. A bebida existe desde 1931 (!) é produzida na Alemanha, mas também pode ser encontrada em países como França, Áustria, Arábia Saudita, Suíça e República Checa. Na “naite” uma garrafa com 350 ml da bebida sai por mais ou menos 3 euros, muito bem gastos, diga-se de passagem. A Afri Cola é realmente gostosa!

Politicamente correta, a Premium Cola foi criada em 2001 por um coletivo de fãs da Afri Cola que andavam meio insatisfeitos com os rumos que a marca estava tomando. A Premium é produzida em Hamburg em um sistema semi-artesanal pela galera do coletivo "Interessengruppe Premium". O design aposta numa onda bem minimalista, o rótulo é todo preto, sem logotipo e com apenas algumas informações sobre os ingredientes usados na bebida. A Premium é boa, mas eles exageram um pouquinho no gás e se orgulham de oferecer uma Cola com menos cafeína do que as rivais.

Outra cola que bomba (no melhor estilo molotov!) por aqui é a Clube-Mate Cola. A versão Cola de um refrigerante de mate, bebida bem popular entre a galera anarquista e de esquerda. Garrafas e mais garrafas de Clube-Mate Cola marcam presença garantida nas reuniões dos grupos Antifascista (os chamados “Antifa”) e nos shows de Punk e Hard Core. Com sabor forte a Clube-Mate Cola ataca com um apelo latino, na onda revolución! E avisa no rótulo: “erfrischend und aktiv” (refrescante e ativo), é um refrigerante revolucionário, mas sin perder la ternura jamás!

10 comentários:

  1. Jão! Legal essa das colas...
    Outra coca-da-boa (ou melhor cola-da-boa) vindo direto de Hamburgo(HH) é a Fritz-Cola http://www.fritz-kola.de/ o logo da cola (dois brother que bem poderiam ser "parceiros") mostra o aspecto aberto da cidade portuaria. Os caras tem por habito reutilizarem as garafas e não produzir novas, num sentido de total preocupação com o meio ambiente (show!!!). Sem contar que na Alemanha a garrafas vale um grana no sistema troca-troca (Pfandflasche). Uma vez consegui pagar uma refeição num resto bacaba so com grana das trocas de garrafas. O preço da Fritz_cola, se não me engano, é um pouco mais em conta do que o da Afri-Cola e é possivel em sua mistura, a cola em questão receba um leve toque de limão, ao menos que eu estivesse gripado nas vezes que pude provar desse iguaria hamburguense...rsrsrsO bagulho é doido! Mas uma opção no submundo dos "bebe-cola"! vai vendo...
    Abraço e Axé guerreiro!
    Deri.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Xavi! Isso dá música cara. Realmente são impressões que nos mostra o quão diferentemente parecidos somos. Muito boa essa abordagem do seu cotidiano, e torço para que consiga manter o bom nível... Vi que é foda manter isso em um blog.
    Abraço.

    Anselmo Junior.

    ResponderExcluir
  3. maneiro é que cada coca-cola tem uma função política por aí. fico pensando se há uma postura política em tomar um guaraná tobi, um guaraná kuat ou um antártica por aqui no brasil.

    ResponderExcluir
  4. cara, sei que é cabotinismo puro, mas viajei nessa tal Clube-Mate Cola!! :D
    Pra acompanhar a onda revolución dessa só mesmo um bom Angu!

    yeah!
    heraldo hb ./

    ResponderExcluir
  5. fico morrendo de vontade de experimentar e morrendo de medo de não curtir e ter de admitir que a coca-cola é única e insubstituível.

    ResponderExcluir
  6. Vale lembrar que por aqui o que tem bombado muito é o já consagrado "Cheirando-Cola"...

    ResponderExcluir
  7. algum chamado Jesus-cola por aí? (lembrando do nosso nordeste)

    fiquei curioso com o mate-cola!

    ResponderExcluir
  8. Já comeu Leberkäse?
    Alguns chamam de Fleischlaib, acho.
    Deve ficar bom com uma dessas colas... Outro que enche minha boca d'água só de lembrar é o Schnitzel (ou, ainda melhor, Wiener Schnitzel).
    Faz post sobre comidas também!
    Mas que Era essa sua vida... =)
    Tschüss!

    ResponderExcluir
  9. la em teofilo otoni em minas gerais o que faz sucesso é a mate cola um refri em uma garrafinha de 190ml feito de chapeu de couro mate e aroma de framboeza nao tem que beba e nao se apaixone

    ResponderExcluir