sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

.todos los ojos en la Latinoamerica - Latein Amerika Woche.

Tirando a poeira do browser cá estou eu de volta ao .VIREI GRINGO. Explicando rapidamente o sumiço: os últimos dias foram meio difíceis por conta do frio absurdo que está fazendo por aqui, é verdade aquele papo que o clima interfere diretamente no humor das pessoas... Mas vamos nessa que é bom à beça, bola pra frente que atrás vem gente!

Está rolando aqui em Nürnberg a Latein Amerika Woche (“Semana da América Latina”) evento que aos meus olhos preconceituosos tinha toda pinta de ser furada, mas que no final das contas acabou me surpreendendo. Tudo começou quando descobri que uma menina de Berlin falaria sobre o trabalho social do AfroReggae. Desconfiei na hora! Gringa, de Berlin, falando sobre o AfroReggae... ah, só pode ser furada! Mesmo assim, bebi das poucas gotas de fé escondidas no fundo da minha desconfiança e entrei em contato com a tal garota de Berlin. Seu nome: Nadine Jäger. E para minha surpresa ela me convidou pra contribuir em sua fala propondo que eu comentasse sobre minha experiência e visão sobre a questão cultural e periférica carioca. Eu aceitei.

Ontem, 28/01, cheguei à Villa Leon, local do evento, e encontrei Nadine na porta fumando um cigarrinho feito à mão, do jeito que o povo aqui curte fazer. Combinamos rapidamente como seria minha participação e aguardamos a platéia chegar para iniciar a falação.

Pra minha surpresa:

#1: várias pessoas foram até lá para ouvir Nadine;

#2: o público era um misto de pessoas da Igreja católica, evangélicos, gente da Anistia Internacional, Anti-fascistas, lésbicas...

#3: Nadine apresentou uma fala muito consistente, abordando diversos pontos e explorando as contradições existentes em projetos como o AfroReggae. Ela escreveu um dos artigos do livro Funk the City, que eu fiz questão de adquirir, apesar de ser inteiramente escrito em alemão;

#4: eu, como bom intrometido, cantei três musiquinhas e fiz a alegria de alguns dos presentes;

De quebra reencontrei os sangue bão do Jazz PA (dupla de bons Dj´s que tocou na última festa Funkeiro Riot), conheci algumas pessoas bacanas daqui de Nürnberg e ainda recebi o convite para aparecer por lá amanhã e conferir o show da banda La papa Verde, um combo cumbiafropunk de Köln.

Nada como o calorzinho latino americano para melhorar o humor. Vamo q vamo! Depois eu volto pra contar como foi o show do La papa verde.

PS: A boa da naite de hoje é o show da banda Great Eskimo Hoax, com abertura do one-man-band Krabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário